Inicio

14 de nov. de 2012

As Chagas de Cristo Revelam a perfeição do amor

Segue-se, a partir do que já dissemos, que a menos que amar como Cristo o fez - e este é o mandamento novo: "Amai uns aos outros como eu vos amei" (Jo 13,34) - não podemos compartilhar plenamente os frutos de Sua ressurreição principal, entre os quais o derramamento do Espírito de amor. 

Assim, subiu primeiro dom de Cristo aos discípulos na Páscoa foi o Espírito Santo (Jo 20,22) . Mas nosso ponto é este: as chagas de Cristo são a revelação da natureza vitória, ea glória do amor de Cristo. Este é eloquentemente expressa na exaltação do Cordeiro no Apocalipse: "E vi um Cordeiro de pé, como se morto" (5,6). Como paradoxal! O Prefácio da Páscoa interpreta isso para nós: Cristo, "que foi imolado, agora Ele não está morrendo, mas vive sempre como morto", isto é, em um estado de holocausto! Ele foi feito um pouco menor do que os anjos em sua capacidade de sofrer. Ele, o Sumo Sacerdote, se imolou na cruz, agora Ele está a viver, não morrer, mas a sua vida é um perpétuo estado do holocausto de amor. 

A tentação de amantes imperfeitos em face da Cruz e as chagas de Cristo, ou seja, é querer ser capaz de dizer "sim" de uma vez, e acabar com isso, e assim passar para o lado agradável recepção de coisas novamente. Mas este não é o ponto, que o amor por sua própria natureza é holocaustal: é total e constante doação de si mesmo a Deus. "É dando que se recebe!" 

Enquanto estamos nesta vida, amor perfeito está relacionado com o lado doloroso do sacrifício que nos causa temor e tremor, assim como fez Cristo. Mas as chagas gloriosas de Cristo ressuscitado proclamar a vitória eterna da caridade divina, que é o começo da felicidade eterna. Pela graça e caridade, não só ver e desfrutar de Deus, mas nos tornamos divinizado. Se forem divinizados, compartilhamos da natureza divina, e se partimos da natureza divina, nós também partes nas procissões muito das Pessoas Divinas ("eu dobrar meus joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual todos paternidade no céu e na terra recebe o seu nome, " Ef 3,19; ou: "Vede que grande amor que o Pai nos concedeu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e como nós somos". (I Jo 3, 1) . 

O amor de Cristo para a cruz é o caminho certo para essa partilha, de dividir sua filiação, em sua oblação ao Pai eterno, de onde flui o Espírito de amor. O sinal do triunfo do amor são as chagas gloriosas de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário