Inicio

12 de nov. de 2012

Pecado Original Causada irascibilidade

A ferida a nossa vontade é maldade, uma propensão para os males reais, à rebelião. Isto pode estar associado com a ferida na mão esquerda de Cristo, com o qual Ele expia por tudo o que é "sinistra" (significa "esquerda" em italiano e, finalmente, em latim) e moralmente "gauche" (que significa "esquerda", em francês) em nossa vida. Culturalmente, a mão esquerda significa desordem! Os legionários romanos certamente sabiam os perigos de um sinistro (canhoto) adversário que iria atacar inesperadamente do lado esquerdo. Biblicamente, a ovelha abençoada é chamada a mão direita de Cristo, enquanto as cabras são fixadas em seu lado esquerdo, e são condenados. 

Espiritualmente, o "olho esquerdo" simboliza tudo de soslaio os olhares, todos os desvios do único bem da alma, e, portanto, representa especialmente inveja. O orgulho intelectual é o pecado principal e mais gracioso contra Deus, enquanto a inveja é o maior pecado contra o bem do próximo. Na parábola, a reprovação foi, "é mau o teu olho porque eu sou bom?" (Mt 20,15) , ou seja, você está com inveja porque eu tenho sido generoso com outras almas? Positivamente, a perfeição da caridade é descrito como um único olho pelo cônjuge no Cântico dos Cânticos: "Tu tens ferido meu coração, minha irmã minha esposa, tu tens ferido meu coração com um dos teus olhos" (4,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário