Inicio

17 de nov. de 2012

Sede da Sabedoria-Mãe de Deus

"Eu fui criada desde a eternidade, e de velha antes que a terra foi feita" (Pv 8,23) . 

"Antes que o tempo começou, o Pai eterno escolheu e preparados para o seu Filho unigênito de uma mãe... Acima de todas as criaturas que Deus amo tanto ela que verdadeiramente nela era o padre bem contente com prazer singular. Deus, por um e mesmo decreto, havia estabelecido a origem de Maria e a encarnação da Sabedoria Divina "(Papa Pio IX, Ineffabilis Deus, 1). Ela está "unida a Ele por um vínculo estreito e indissolúvel, ela é dotada de um alto cargo e dignidade de Mãe do Filho de Deus... Por isso dom da graça sublime que ultrapassa de longe todas as criaturas, tanto no céu e na terra” (Vaticano II, Lumen Gentium, 53). 

Maria foi iniciada passo a passo para os mais profundos planos da sabedoria divina, para o Reino de Deus: "Antes de todos os outros e de uma forma singular, ela era o associado generoso e humilde serva do Senhor" (ibid. 61) na obra da restauração do Reino de Deus e da recapitulação de todas as coisas em Cristo. Nenhuma outra criatura poderia ter um amor e saudade para o Reino de Deus. Assim, vemos refletido neste presente à petição, "venha ao Teu Reino!”. 

Este Reino é a nossa esperança e alegria. "A antecipação desta alegria é concedida mesmo aqui abaixo para 'pequenos' (cf. Mt 11:25) , a quem o Pai revela seus planos. Maria leva o hospedeiro desses 'pequenos', que têm a sabedoria de Deus em seus corações " (João Paulo II, Audiência, 11 de fevereiro de 1981) . 

Sua imitação de Maria a este respeito começa com o seu voto batismal, quando renunciou cada outro reino e a ilusão do paraíso, e sinceramente desejamos e dedicar-se a respeito da vinda e serviço do Reino de Deus. O desejo de outros "reinos" ("paraíso perdido") agita o coração, preenchendo-o com angústia e tristeza. Mesmo quando seus desejos são para um mundo cheio de justiça e paz, você precisa estar em guarda, para que não desejam um reino em que não há lugar para a Cruz de Cristo. "Cristo Crucificado" é a "sabedoria e poder de Deus" (I Co 1,24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário