Inicio

25 de jul. de 2013

A Imitação de Cristo: no exemplo de amor, fé e esperança.

O exemplo de Jesus Cristo (Hb 12,1-4)

São Paulo Apóstolo neste texto bíblico nos interpela revelando-nos que Jesus é o modelo perfeito o qual como cristãos devemos imitar, pois assim ele nos afirma em sua carta aos Filipenses 2, 6-8:

6. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,
7. mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.
8. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Jesus consumador da fé, que sendo Ele Deus, antes mesmo de habitar humanamente no meio de nós, se inclina d alto céu, para que assim por Ele e através d’Ele possamos ser salvos no amor. Paulo nos motiva a considerar Jesus, que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não nos deixar fatigar pelo desanimo. 

A educação paterna de Deus (Hb 12, 5-13)

A maturidade cristã começa quando então reconhecemos que somos imaturos e, que precisamos ser corrigidos para então crescermos no amor. Nesta passagem bíblica, Paulo exorta a exortação que Deus nos faz, “para não desprezarmos a correção do Senhor e, não desanimar quando ele nos repreender”.

Nenhum pai certamente gosta de ver seu filho sofrer, mas o repreende e castiga quanto então quer o corrigir, assim é Deus também pois, sem isso de qual seria a função do pai: “ Qual é, com efeito, o filho cujo pai não corrige? Se estais privados da correção da qual todos participam, então sois bastardos e não filhos de Deus.

As vezes, temos uma visão muito romantizada a respeito do amor de Deus, nos interessamos somente no “eu te amo” e nos esquecemos do “sofri de amor por ti”, assim somos interpelados nesse mistério de amor que ultrapassa todo nosso senso de sabedoria. Ninguém pensa em sofrer e, certamente nem Deus pensou, mas se o sofrimento não fosse necessário em nossas vidas, seria em vão Jesus sofrer e morrer em uma Cruz? Seriamos tão perfeito assim para não serdes necessário o sofrimento?

Certamente como nos afirma São Paulo, toda correção com efeito, no momento não parece motivo de alegria, mas de tristeza, depois no entanto produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça. “Deus nos educa para o nosso bem, a fim de nos comunicar sua eternidade”.

Na imitação.

“Jesus é o sonho de Deus realizado”, o modelo perfeito do homem do qual sonhou desde de o principio, o varão pensado desde a eternidade é, a resposta do salmista quando reza: “Que é o homem, para que vos pensardes nele?” Ele viveu a perfeição no amor, na fé e na esperança, “mesmo sendo Ele condição divina, assumiu sua condição de escravo assemelhando-se aos homens”.
Sejamos, portanto imitadores daquele que veio para nos ensinar a viver no processo da maturidade do amor, da fé e da esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário