Inicio

6 de out. de 2013

Cristo, nosso modelo de humildade.

Se nós somos sérios sobre a reforma ao nosso pensamento, um dos padrões de pensamento que precisamos para pôr em prática desde o início é a de humildade. Se formos para "Imitar Cristo" (I Cor 11,1) temos de desenvolver a mesma humildade, perspectiva que Cristo possuía. Orgulho, a colocação de si antes de todas as outras considerações, foi o pecado original de Satanás (Is. 14,13-14; Gn 3, 6). Orgulho ou arrogância, é a antítese do auto-sacrifício de amor e preocupação com os outros que está intimamente associada com a virtude da humildade. A humildade é um quadro virtuoso da mente que somos ordenados a manter, e nosso exemplar para esta atitude é o nosso Senhor:
Você também deve ter esta atitude que Cristo Jesus tinha. Desde que ele já existia na própria forma de Deus, igual a Deus não era algo que ele sentiu que tinha de entender para. No entanto, ele privou-se do seu estado e tomou a forma de um escravo, nascido em semelhança de homens. Ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, a morte na cruz para isso.
Filipenses 2,5-8 :

“5 Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. 6 Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, 7 mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. 8 E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”.

O exemplo de Paulo de humilde, o sacrifício de amor de Cristo coloca as ofensas diárias enfrentadas por nossos próprios egos mesquinhos em perspectiva. Enquanto arrogância (de acordo com sua etimologia) significa exigir honras e considerações para as quais não temos direito, Cristo tinha todo o direito de ser tratado como a divindade que Ele era. No entanto, no amor, Ele livremente ofereceu a si mesmo para se tornar um escravo para nós e para morrer em nosso lugar. Como cristãos que defendem a seguir o nosso Senhor, devemos "pensar virtuosamente", como Cristo fez e manter uma perspectiva de humildade. Nós não podemos ser chamados a dar a vida pelos outros, mas devemos pelo menos tentar agarrar a perspectiva de que Cristo morreu por todos os outros, bem como para nós mesmos. Se o nosso Supremo Pastor deu a Sua vida por nossos irmãos, não deveríamos pelo menos tratá-los com tolerância e perdão? Uma atitude de serviço aos outros, em vez de um auto-serviço é um ingrediente necessário para o processo de pensamento virtude. Humildade, então, é uma das virtudes ou atitudes que devem caracterizar o pensamento do cristão maduro. A falta de humildade ou a presença de arrogância é uma indicação segura de que não está se concentrando em princípios de verdade, não imitar Cristo, e não pensar virtuosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário