Inicio

4 de out. de 2013

Maturidade espiritual é necessária para imitar Cristo:

Imitar Cristo nos obriga a andar como Jesus andou. Imitando Cristo não pode ser alcançada sem a maturidade espiritual e maturidade espiritual, por sua vez não pode ser alcançada sem uma profunda compreensão e aplicação persistente das virtudes da escritura. A virtude é verdade, destilada e aplicada à vida individual. Tudo o que sabemos, todos nós entendemos, todos nós acreditamos sobre as verdades da Bíblia devem se unir em padrões de pensamento que se tornam habitual e, em seguida, devemos seguir com nossas palavras e nossos atos também. Nós não fomos deixados sozinhos nesta objetivo de alcançar a maturidade e alcançar uma vida virtuosa de pensamento e de agir. Deus providenciou um sistema de suporte extensivo para nos ajudar em nossa tarefa que não se restringe a ajuda que recebemos de todas as facetas da igreja, mas que também foi dado um padrão detalhado a seguir, ou seja, a vida virtuosa do nosso mestre, Jesus Cristo.

"Cristo nomeou alguns de nós, apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, alguns pastores e professores, a fim de preparar todo o Seu povo santo para o seu próprio trabalho ministério, que todo o corpo de Cristo pode, portanto, ser construído, até que todos cheguemos à que objetivo unificador de acreditar que é certo e de dar a nossa lealdade completa para o Filho de Deus, que cada um de nós pode ser uma pessoa perfeita, isto é, para que possamos alcançar esse nível de maturidade cuja "realização" é definido por Cristo; que pode não ser imaturo, varrido fora de curso e se precipita pela brisa do chamado ensino que emana do engano dos homens, em sua disposição de fazer qualquer coisa para trabalhar astuciosamente seu engano, mas sim que podemos, abraçando a verdade em amor, cresçamos em todos os aspectos, com Cristo, que é a cabeça da Igreja, como nosso modelo. Desta forma, todo o corpo da Igreja, apto e se uniram por ele através dos nervos Ele poderosamente fornece para cada parte, trabalha fora o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor".  Efésios 4,11-16


A vida cristã, a caminhada cristã deve ser caracterizada pelas virtudes ensinadas na Palavra de Deus. Nós dissemos que o amor incorpora todas essas virtudes, e que uma vida de amor perfeito seria necessariamente um sistema totalmente virtuoso. Essa foi a vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Durante seu mandato nesta terra, Ele encarnou e exemplificou o amor de Deus, e por Seu próprio exemplo, enfrentando as mesmas dificuldades da vida que enfrentamos (ainda em um grau muito mais intenso, Heb.4,15 ), Ele nos deu um padrão para modelar-nos por, passos, pelo qual se deve apenas segui-los, estaríamos liderada pelo caminho direto para uma vida virtuosa agradável a Deus ( 1Ped.2,21-25 ; cf. Mat.16,24 ; Jn.13,15 ).

A Bíblia é sobre Jesus Cristo ( Jo.5,39 ), sobre o amor de Deus demonstrado em seu dom de Jesus Cristo ( Jo.3,16 ), porque o amor vem de Deus e Deus é amor ( 1Jo.4,7-8 ). Neste sentido, então, todas as páginas da Bíblia reflete o caráter de Deus e do amor de Cristo, e devemos tentar manter essa perspectiva, ao estudarmos as escrituras. Crescimento espiritual, como vimos, é um processo de transformação, e a meta ideal desse processo é a formação do caráter de Jesus Cristo dentro de cada um de nós ( Gal.4,19 ). Para atingir esta meta inebriante, precisamos "imitação de Cristo" ( 1Cor.11,1 ) e "colocar em Cristo" ( Rm.13,14 ), até que Ele "habita em nossos corações" ( Efe.3,16-17 ) . Os contextos de cada uma dessas passagens mostram que esta reprodução do caráter de Cristo é parte integrante desta transformação de nosso pensamento que temos vindo a discutir. Em 1 Coríntios 11,1 , o comando para "imitar a Cristo" é dado em um contexto de auto-sacrifício, de dar aos outros mais consideração do que a nós mesmos quando se trata de seu avanço espiritual ( 1Cor.10,23-33 ). O comando para "colocar em Cristo" em Rm.13,14 é dada num contexto de rejeitar os vícios da natureza do pecado, para que possamos realizar nossa "caminhada" espiritual de uma forma decente. Por fim, a oração de Paulo para Cristo "habitar em nossos corações" ( Efe.3,16-17 ) é realizado "pela fé", e baseia-se em nossa prévia "fortalecimento interno no homem interior pelo Espírito Santo", um processo como vimos que envolve o ajuste do nosso pensamento aos princípios da verdade ensinada na Palavra de Deus. Emulando o caráter de nosso Senhor, só é possível quando começamos a pensar como Ele fez, colocando o bem-estar espiritual dos outros antes de nós mesmos, rejeitando as reivindicações da natureza do pecado, e voltando-se para a Palavra e o Espírito de Deus para a nossa força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário